DPU na Mídia

Conheça quais são as funções e para que serve a Defensoria Pública

Carlos Spall

Se você não possui condições de pagar honorários de um advogado, ou os custos de um processo judicial, você pode utilizar a Defensoria Pública que é gratuita. O serviço é direcionado para população mais carente. Tanto na esfera federal, quanto estadual, a preocupação é com a igualdade e com acesso à justiça. A qualidade no atendimento é uma característica forte do serviço. Na Defensoria Pública da União de Santa Maria por exemplo, 95% obtiveram solução. O defensor aposentado, Álvaro Nozari, explica a satisfação que a profisão lhe proporcionou duante 35 anos.

Aos defensores públicos cabem as funções de orientação, postulação e defesa dos direitos e interesses dos cidadãos. Um dos principais trabalhos desenvolvidos é a promoção de conciliações entre as partes. Pode-se salientar que a Defensoria Pública é o direito do indivíduo de ter o direito.

Os trabalhos são desenvolvidos em espera federal e estadual. A Defensoria Pública da União atua nos graus e instâncias administrativas federais, ou seja, junto à Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral, Tribunais Superiores, e instâncias administrativas da União. Já as Defensorias Estaduais, independentes, vinculadas à estrutura Estadual, tem atuação nos graus e instâncias estaduais.

Fonte: Rádio CDN  - www.rdcdn.com.br