altNatal, 11/02/2011 - O Defensor Público-Chefe da Defensoria Pública da União em Mossoró (DPU/Mossoró), Filippe Augusto dos Santos Nascimento, testou nesta quinta-feira (10), na sede da Defensoria Pública da União no Rio Grande do Norte (DPU/RN), o sistema virtual que será utilizado para a comunicação entre apenados do Sistema Penitenciário Federal e seus familiares.

 

No primeiro uso efetivo do equipamento, foram realizadas cinco audiências com presos transferidos recentemente da Penitenciária Federal de Catanduvas (PR) para a unidade prisional de Mossoró. As audiências virtuais tiveram como objetivo obter informações sobre a situação dos presos e definir os próximos passos de suas defesas.

 

De acordo com o Defensor Público-Chefe em Mossoró, os assistentes sociais do Sistema Penitenciário Federal começaram a divulgar em cada unidade a abertura do Projeto Visita Virtual no Rio Grande do Norte. Os presos interessados podem solicitar o agendamento dos encontros virtuais com familiares residentes no estado.

 

Os parentes também podem agendar a participação no projeto diretamente na sede da DPU/RN, em Natal – Avenida Alexandrino de Alencar, nº 663, bairro Alecrim, das 8h30 às 15h30.

 

O projeto, que funciona por meio de videoconferência, vem sendo implantado em diversas unidades da Defensoria Pública da União no país desde o ano passado. Muitas vezes impossibilitados de fazer visitas devido à distância, os parentes podem conversar e ver a imagem dos apenados em tempo real. Cada encontro virtual tem duração máxima de 30 minutos.

 

Comunicação Social DPGU