Outro país com o qual a Defensoria Pública da União tem desenvolvido importante cooperação é Moçambique. A DPU é signatária do Protocolo de Intenções com o Instituto do Patrocínio e Assistência Jurídica da República de Moçambique (IPAJ).
No documento, as instituições se comprometem a trocar experiências na área de assistência jurídica, a fim de promover o aperfeiçoamento dos profissionais, divulgar atividades e projetos, além de oferecer apoio jurídico necessário aos cidadãos de ambos os países. A agenda inicial de trabalho contempla, entre outras ações, o levantamento dos cidadãos brasileiros e moçambicanos em situação de encarceramento, visando ao atendimento jurídico permanente.
Em decorrência da assinatura do Protocolo supracitado, a DPU cedeu ao Instituto de Patrocínio e Assistência Jurídica (IPAJ) o sistema eletrônico de Procedimento de Assistência Jurídica (ePAJ). Além de disponibilizar um sistema capaz de potencializar o acompanhamento e controle das ações ajuizadas, a DPU promoveu a capacitação de funcionários para que o procedimento seja operado corretamente.













